quinta-feira, 29 de junho de 2017

SEM RESPOSTA DO PODER PÚBLICO, SERVIDORES DA UPA DE CAETITÉ APELAM PARA O SINDSERV-CTE: DOCUMENTO RELATA QUE ESTES RECEBEM ALIMENTAÇÃO VENCIDA, ESTRAGADA E COM A PRESENÇA DE INSETOS

No mês de junho (28/06), do corrente ano, o SINDSERV-CTÉ recebeu um “abaixo-assinado” contendo 56 assinaturas de servidores da UPA de Caetité, onde os servidores relatam que a empresa contratada pela Prefeitura de Caetité para o fornecimento de refeições aos servidores daquela unidade de saúde, abastece com alimentos impróprios ao consumo humano: gêneros com data de fabricação vencidos, estragados e com a presença de insetos.

No mesmo documento, os servidores da UPA relatam ainda que é disponibilizada alimentação de baixa qualidade e com constantes atrasos no serviço de entrega e que todas essas queixas já foram levadas até a Administração Municipal, porém que não houve resposta. É sabido que a referida empresa é fornecedora de gêneros alimentícios ao município de Caetité desde a gestão anterior, ganhando seguidas as licitações para prestação do serviço no município. 

O documento enviado à Prefeitura sugere a mudança da empresa fornecedora, pois é sabido que, na administração pública, em qualquer contrato de prestação de serviço existem cláusulas que garantem à contratante rescindir unilateralmente, sem ônus para esta, caso a contratada deixe de cumprir itens essenciais previstos. Isto porque o Município poderá ser responsabilizado por qualquer dano sofrido pelo trabalhador em decorrência do fato.

Trata-se de um desrespeito à saúde e a dignidade do trabalhador, o que pode gerar, inclusive Dano Moral, lembrando que “o princípio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do Estado Democrático de Direito”, estando elencado no rol dos direitos fundamentais da Constituição Brasileira de 1988.

Diante desta denúncia, o Sindicato informa a todos os servidores da UPA de Caetité que irá encaminhar este fato as autoridades competentes (Prefeitura, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, Conselho de Alimentação do município e o Ministério Público) cobrando providências destes órgãos, inclusive solicitando a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) por parte do Legislativo de Caetité.

O SINDSERV-CTÉ informa ainda que está analisando com o setor jurídico da entidade a possibilidade de outras providências a serem tomadas diante de tal denúncia. Em tempo, o SINDSERV-CTE reitera o seu papel enquanto entidade de defesa e luta da classe trabalhadora por melhores salários e CONDIÇÕES DE TRABALHO.  Fonte: Assessoria de comunicação SINDSERV

Nenhum comentário:

Postar um comentário